quarta-feira, 31 de março de 2010

Sinal de vida!


Você sabia que a Páscoa já era celebrada muitos anos antes da ressurreição de Cristo? Originalmente era uma festa do povo de Israel em que celebravam o livramento dado por Deus da escravidão no Egito. Mas qual é a ligação entre esta festa judaica e a Páscoa comemorada por nós hoje em dia? O versículo 13 do capítulo 12 do livro de Êxodo nos ajuda a entender a ligação: “O sangue nos batentes das portas será um sinal para marcar as casas onde vocês moram” (Êx 12.13). Para libertar o povo de Israel da escravidão Deus castigou os egípcios com as famosas 10 pragas. A última era a pior de todas. Deus mataria o filho mais velho de todas as famílias do Egito. E para que esta praga não atingisse os judeus, eles deveriam marcar os batentes da porta com sangue de cordeiro. Assim o sangue do cordeiro salvou a vida dos judeus.

Na páscoa Cristã nós lembramos que o sangue que Jesus derramou na cruz salvou as nossas vidas. Graças ao sangue dado por Cristo na cruz todo aquele que nele crê está livre da escravidão da morte eterna.

Aproveite a Páscoa que se aproxima para agradecer a Deus, pois graças à bondade dele, hoje podemos nos unir ao poeta e exclamar: “Cristo, tu nos resgataste, com teu sangue nos compraste – somos teus, ó bom Senhor!”

Oremos: Bondoso Deus, muito obrigado por teres enviado Jesus. Graças a ele eu tenho o perdão dos meus pecados. Estou livre da condenação e tenho a certeza da vida eterna contigo no céu. Amém.

Venha celebrar a Páscoa conosco!


Você é o nosso convidado especial para esta semana que é santa e especial. Celebramos a morte e ressurreição de Cristo. Graças ao sacrifício de Cristo e sua ressurreição temos hoje o perdão dos pecados e a certeza da vida eterna. Venha celebrar conosco esta realidade.
Cultos: Quinta-feira 20h e Sexta-feira 9h30h, sábado 20h e domingo de páscoa 6h00
Não perca a apresentação especial que o grupo de teatro está preparando para os cultos de quinta, sexta e domingo.

quarta-feira, 24 de março de 2010

Projeto Evangelizar em Rebouças


No dia 13 de março foi realizado em Rebouças o projeto distrital de evangelização. Nos reunimos às 10:30h no templo de Rebouças para instruções sobre as visitas. As 12h fomos almoçar no clube da terceira idade, onde também foi realizado o culto. As 14h iniciamos as visitas de casa em casa entregando um folheto, falando sobre a Igreja Luterana e convindado as pessoas para o culto às 18h. Retornamos às 17h. As 18h realizamos o culto em que tivemos a presença de 15 visitantes, fruto desta camapanha evangelística. E ainda há muitas famílias que aceitaram receber uma visita do pastor. Foram visitadas neste dia 410 casas. Estiveram representanto a nossa comunidade e participando das visitas o Sr Élio Pesck, presidente da comunidade, Adelar Ziwert e o pastor Waldemar Garcia Jr. Foi um dia muito bacana e 55 famílias aceitaram receber a visita do pastor Wylmar Klippel responsável pelo trabalho em Rebouças. (foto com alguns dos voluntários do projeto na Igreja Luterana de Rebouçãs)

terça-feira, 23 de março de 2010

A culpada é a televisão?

Um documentário exibido pela TV francesa dias atrás mostrou até onde vai o poder da televisão sobre as pessoas. Foi num jogo de perguntas e respostas, onde 80 voluntários foram instruídos a sabatinar um participante sentado numa cadeira elétrica. A cada resposta errada, o homem levava um choque disparado pelos voluntários. O equipamento elétrico, no entanto, era falso e o homem na cadeira era um ator contratado. Os voluntários e a platéia, convictos de que tudo era verdade, ficaram assustados com os gritos do homem que levava choques pelas respostas erradas, e que aumentavam na voltagem a cada rodada das perguntas. Mesmo assim, seguiram no jogo da morte até a descarga fatal de 460 volts que o matou diante de todos. Claro, de forma simulada. O documentário revelou que apenas 16 dos 80 participantes não quiseram “eletrocutar” o homem. A intenção do falso show de televisão era testar o poder da televisão. “A televisão tem poder que pode nos transformar em carrascos potenciais”, concluiu o produtor do programa.

Colocar a culpa na televisão é fazer igual ao Chaves, que disse para o Quico: "Não fui eu. Foi a bola que pegou a bola e me bateu com a bola!". É o coração humano que tem poder sobre as mentes humanas. Os meios de comunicação são meros instrumentos. As novelas, por exemplo, se fossem sadias e instrutivas, poderiam acabar com muitos problemas na família, na sociedade. Mas qual a mensagem que passam? E até onde os milhões de telespectadores conseguem separar a realidade da dramaturgia? E neste Big-Brother, se no lugar do telefone, os da poltrona em casa tivessem um botão para eletrocutar o desafeto? E agora, no retorno do espetáculo “Isabella Nardoni”? O que aconteceria com o casal em julgamento se os pensamentos do povo fossem armas engatilhadas?

No amanhecer daquela sexta-feira, há dois mil anos atrás, não tinha televisão nem cadeira elétrica, mas os componentes do jogo da morte estavam acionados. Porque “fizeram os seus planos para conseguir que Jesus fosse morto” narra o evangelista Mateus (27.1). Por isto a gritaria do povo: - “Crucifica-o, crucifica-o”. Pilatos lavou as mãos e a turba não enxergava mais nada: - “Que o castigo por esta morte caia sobre nós e sobre os nossos filhos”. No meio do povo tinha gente boa, honesta, de igreja, de família. Mas a “televisão” do Gólgota prendeu a atenção e as mentes deles. E pior que não era encenação, mas a realidade da Morte e do Inferno. Por incrível que pareça, era também o espetáculo da realidade da Vida e do Céu.

Não é por nada a recomendação: “Encham a mente de vocês com tudo o que é bom e merece elogios, isto é, tudo o que é verdadeiro, digno, correto, puro, agradável e decente” (Filipenses 4.8). Caso contrário, se não nos cuidarmos, qualquer dia poderemos nos surpreender com nós mesmos, apertando um botão e eletrocutando alguém. É a culpada não será a televisão...

Marcos Schmidt
pastor luterano
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
Comunidade São Paulo, Novo Hamburgo, RS